Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!
Morre aos 89 anos José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai
5/14/20253 min read


O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, postou o presidente do Uruguai no X.
Em abril de 2024, Mujica revelou em coletiva de imprensa ter sido diagnosticado com tumor no esôfago ao fazer um check-up. Desde então, ele vinha lutando contra a doença.
O ex-presidente já lidava com uma doença autoimune, que afetava seus rins. O atual presidente do Uruguai, apadrinhado de Mujica, declarou em uma entrevista no domingo (11), para o jornal argentino Tiempo, que o político atravessa “um momento crítico de saúde”.
O estado de saúde do ex-presidente se agravou nos últimos dias, e ele estava vivendo sob cuidados paliativos. Segundo sua esposa, a também ex-vice-presidente Lucía Topolansky, Mujica estava em estado terminal. “Está na meseta, está a termo”, declarou ela em entrevista à Rádio Sarandí, referindo-se ao avanço do câncer no esôfago e no fígado, descoberto no início do ano.
Pepe encarava a morte com naturalidade. "É preciso morrer. Pertencemos ao mundo dos vivos, nascemos destinados a morrer. Por isso a vida é uma aventura maravilhosa. Mais de uma vez na minha vida a morte rondou a cama, desta vez parece que vem com a foice em punho. Vamos ver o que acontece", afirmou.
Carreira
José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1935 em Montevidéu, capital uruguaia. Descendente de italianos e bascos, Mujica era filho de pequenos agricultores. Após a morte do pai, Mujica trabalhou como florista com a mãe.
Pepe foi casado com Lucía Topolansky, senadora e ex-companheira de guerrilha. O casal morava em uma chácara em Rincón del Cerro, na periferia de Montevidéu, onde o Mujica manteve as raízes familiares e continuou cultivando flores e hortaliças.
Mujica mantinha vida sem luxos. Quando presidente, ele renunciou a parte do salário e doou mais de R$ 1 milhão para um plano de habitação social. Pepe andava com um Fusca e não demonstrava ter apego material, comportamento que lhe rendeu o apelido de "presidente mais pobre do mundo".
Além de presidente, Mujica foi deputado, senador e ministro da Agricultura. Ele se aposentou definitivamente da vida política em 2020, quando renunciou ao cargo de senador por problemas de saúde.
Lula
Mujica e o presidente Lula tinham um forte laço de amizade. Em 2022, o ex-presidente uruguaio veio ao Brasil para participar do último ato de campanha do então candidato petista à Presidência da República em São Paulo.
Na ocasião, o uruguaio afirmou que a eleição de Lula seria um importante recado da democracia no continente. "É muito importante para a esperança [da América do Sul], mostrará que somos capazes de retornar", afirmou.
Em dezembro do ano passado, Lula concedeu a maior honraria do Brasil a Mujica. O petista foi até a casa do uruguaio e entregou a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul.
Em postagem nas redes sociais, o presidente Lula lamentou a morte do amigo. "Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego", disse Lula.
"Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades. Sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária."
"Que o amor que Mujica sempre distribuiu ao povo seja agora recebido de volta pela querida Lucía Topolsky e pelos seus familiares, amigos e companheiros. E que o conforto chegue logo aos seus corações", completou o presidente brasileiro.
Foto: Reprodução
quimgta@uol.com.br
+55 12 99622-5823
SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS QUIMICAS E FARMACEUTICAS GUARATINGUETA, CNPJ n. 48.554.976/0001-32
© 2024. Todos os direitos reservados.