Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!
Mensagem do Sindicato dos Químicos: Força, luta e esperança em 2026
Sindicato dos Químicos
12/8/20252 min read


O Sindicato dos Químicos termina o ano de 2025 com o sentimento de missão cumprida, com o trabalho realizado e com avanços e benefícios conquistados para a nossa categoria, principalmente aos trabalhadores associados.
Essa pausa de final de ano serve para fortalecermos nossos laços familiares e vivenciarmos as celebrações ao lado de quem mais amamos.
Mas também serve para refletirmos sobre os acontecimentos desse ano que vai terminando e os desafios que teremos em 2026, que será um ano eleitoral com eleições para governador e presidente, além de deputados estaduais e federais e os senadores.
Precisamos dessa parada necessária para voltar mais fortalecidos em 2026, cientes dos grandes desafios que teremos para escolher corretamente os próximos governantes e parlamentares.
Podemos fazer uma reflexão sobre o que tem ocorrido no Congresso Nacional com a retirada de direitos dos trabalhadores.
Para lutar contra isso, é preciso eleger parlamentares que tenham compromisso verdadeiro com a classe trabalhadora. Não pode ser apenas discurso para ganhar voto. Lembrando que 2025 foi marcado por um histórico processo judicial que, pela primeira vez na história do país, condenou e está colocando na prisão governantes e militares de alta patente que tentaram um golpe no país.
A trama golpista foi devidamente investigada, denunciada e julgada, com os réus tendo garantido o seu direito à defesa e ao contraditório, o que nunca aconteceu no país enquanto perdurou a ditadura militar, por 21 anos, quando opositores eram sumariamente presos, torturados e mortos. Centenas de familiares sequer sabem o que foi feito dos seus parentes até hoje. Esses dias não podem voltar nunca mais.
Podemos divergir quando o assunto é política, mas sempre com democracia. Apenas no regime democrático é que existe a oposição.
Numa ditadura, os opositores são calados, perseguidos e até mortos. Sabemos que a tentativa de golpe fracassou graças à resistência da democracia brasileira, construída, em grande parte, pela mobilização dos trabalhadores.
As discordâncias que temos com representantes da classe patronal são sempre debatidas na mesa de negociação, com respeito entre as partes. Isso é democracia.
Em 2026, temos que continuar combatendo vigorosamente a fome, a desigualdade social e as chagas históricas do nosso país, como o racismo, a violência contra pobres e a discriminação da mulher.
Hoje vivemos um cenário econômico melhor, mas ainda desafiador. O emprego cresce, a atividade industrial tem índices de retomada e a média salarial aumentou no Brasil.
A realidade nos traz mais esperança para termos um ano de 2026 melhor do que os últimos anos, mas sem jamais perder a vigilância sobre nossa democracia, além de combater a retirada de direitos dos trabalhadores.
Teremos em 2026 um ano importante para o nossos país, com debates que interessam à classe trabalhadora, como o fim da jornada 6 x 1 e a taxação dos mais ricos. Também começam a valer as regras da Reforma Tributária, que promete tornar o país mais justo do ponto de vista tributário e fiscal.
O Sindicato dos Químicos espera que o Brasil avance nas mudanças e melhorias em 2026, que reforce a democracia e que o país acelere nos trilhos do crescimento.
Desejamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras que 2026 seja um ano repleto de saúde, felicidades e conquistas para a nossa categoria.
Seguimos trabalhando dia a dia para melhorar a condição de trabalho, com segurança, saúde e direitos de todos os trabalhadores.
Solidariedade nos Fortalece!
quimgta@uol.com.br
+55 12 99622-5823
SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS QUIMICAS E FARMACEUTICAS GUARATINGUETA, CNPJ n. 48.554.976/0001-32
© 2024. Todos os direitos reservados.
