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Entenda o que é a NR-1, a Norma Regulamentadora sobre a saúde mental do trabalhador
Fontes: Mundo RH e Forbes
6/2/20252 min read


Em 2024, o Brasil registrou o maior número de afastamentos por transtornos mentais em 10 anos, com 472 mil licenças concedidas, um aumento de 67% em relação ao ano anterior.
Diante disso, as empresas terão que adotar medidas de prevenção e gestão de saúde mental dos funcionários, conforme a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entraria em vigor em maio de 2025, mas foi adiada para 26 de maio de 2026.
Com a NR-1, as companhias serão obrigadas a identificar riscos psicossociais, como sobrecarga e assédio, e implementar planos de ação para garantir o bem-estar no ambiente de trabalho.
Essa mudança coloca a saúde mental como responsabilidade formal das empresas, com o objetivo de prevenir o adoecimento psicológico e reduzir os afastamentos.
A norma também promete pressionar as empresas a agirem de forma mais eficaz para proteger seus colaboradores e melhorar a qualidade de vida no trabalho. As empresas precisam se adequar às novas exigências e transformar desafios legais em ações que impulsionam produtividade e bem-estar.
O cuidado com a saúde mental nas empresas deixou de ser um “benefício” e passou a ser uma “obrigação”. O cenário é claro, não basta apenas falar em saúde e bem-estar, agora os profissionais especialistas da área de Recursos Humanos e lideranças precisam agir de forma estratégica e estruturada.
Dados do Ministério da Previdência Social apontaram que entre 2022 e 2023, o INSS concedeu mais de 288 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais, o que representa um aumento de 38% em relação a 2022.
A ansiedade é um dos transtornos mentais que mais afastam os brasileiros do trabalho. Segundo o levantamento, em 2023, a ansiedade foi o transtorno que mais afastou as pessoas do trabalho, seguido de depressão, estresse e síndrome de Burnout.
Os dados são inequívocos: o descaso com a saúde mental transcende prejuízos financeiros. Ao comprometer o bem-estar e a produtividade de seus profissionais, as empresas negligenciam seu maior ativo. Os custos ocultos, como o absenteísmo, a rotatividade e a diminuição da qualidade, revelam o verdadeiro prejuízo.
A NR-01, em particular, fundamenta o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), exigindo que as empresas identifiquem, avaliem e controlem os riscos ocupacionais, implementando medidas preventivas para proteger a saúde e a integridade física de seus colaboradores.
O PGR abrange de forma mais ampla os riscos à saúde, incluindo os fatores psicossociais. Essa nova exigência legal obriga as empresas a implementarem ações preventivas para identificar e controlar situações como sobrecarga de trabalho e assédio, garantindo a saúde física e mental dos colaboradores e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e humanizado.
A NR-01, em sua versão atualizada, reconhece a complexidade dos riscos presentes nos ambientes de trabalho, ampliando o escopo do PGR para além dos riscos físicos, químicos e ergonômicos.
A inclusão dos fatores psicossociais, como sobrecarga de trabalho, assédio e conflitos interpessoais, demonstra a necessidade de uma abordagem multifacetada para a gestão da saúde e segurança do trabalho, que considere tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos.
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