Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!

Centrais Sindicais participam de reunião sobre ampliação da isenção do IR

Fonte: Fequimfar

3/28/20251 min read

O governo federal apresentou na terça-feira (25 de março) o Projeto de Lei de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, a partir de 2026. A reunião, realizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, contou com a presença de lideranças das centrais sindicais, movimentos sociais e dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral, e Fernando Haddad, da Fazenda.

O projeto, enviado ao Congresso Nacional na semana passada, foi apresentado pelo ministro Haddad, que destacou o impacto da medida na economia e sua importância para a redução da desigualdade.

O encontro teve a participação de representantes da Força Sindical, CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e demais entidades.

A Força Sindical esteve representada por Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas) e vice-presidente da Central.

Ele afirmou que a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais é um avanço importante e conta com o apoio das centrais sindicais. No entanto, ele destacou a necessidade de ampliar essa discussão para incluir a isenção do IR sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

“Ressaltamos que é necessário avançar na isenção do IR sobre a PLR, pois os dividendos não são tributados, e os trabalhadores não deveriam pagar imposto sobre esse benefício”, afirmou Serginho.

O governo busca apoio no Congresso para a aprovação do projeto e articula diálogo com centrais sindicais e movimentos sociais para ampliar o debate sobre o tema.

Foto: Reprodução / Graccho / SGPR