Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!

Basf: segurança em risco para os trabalhadores com “gambiarra moderna”

Sindicato dos Químicos

4/30/20251 min read

Mais uma vez, o Sindicato dos Químicos de Guaratinguetá aponta para a questão da segurança dos trabalhadores da Basf, que estão expostos diante de medidas que desrespeitam normas de segurança e colocam todos em risco.

O Sindicato já falou sobre o procedimento chamado MOC (Management of Change, na sigla em inglês, que quer dizer ‘Gerenciamento de Mudança’).

Para o Sindicato, esse sistema é uma “gambiarra moderna” que ainda vai trazer consequências sérias ao site de Guaratinguetá.

O Sindicato vem alertando desses riscos faz tempo. Esse procedimento, que deveria ser exceção, está virando regra e desrespeita as normas de segurança.

A respectiva MOC apontada pelo Sindicato foi reconhecida pelo próprio gerente e engenheiros responsáveis de que houve falha na condução dessa MOC.

Por meio dos seus diretores, o Sindicato esteve reunido com a Basf em dois momentos. No dia 23 de abril, a conversa foi com os responsáveis pela MOC. No dia 28 de abril, foi com a Basf, em reunião de segurança, na qual o Sindicato mostrou a irregularidade praticada. E ela é grave.

O Sindicato vai tomar as medidas legais que entende ser necessárias para que os trabalhadores não corram mais risco do que já estão correndo na fábrica.

O Sindicato não abre mão de segurança em hipótese alguma. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar, independente da produção.

Aliás, segue observação: quando o setor de comunicação da Basf tentou minimizar os riscos no último vazamento ocorrido na empresa, na reunião com a associação de bairro, diminuindo a importância dos fatos ocorridos e criticando o informativo do Sindicato, isso não surtiu efeito.

É lamentável esse tipo de atitude, mas não é surpresa, porque a Basf não tem transparência com os fatos ocorridos.