Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!

Basf não respeita acordo assinado com Sindicato dos Químicos

Sindicato dos Químicos

9/3/20251 min read

As assembleias que deveriam ocorrer no mês de agosto para os trabalhadores que fazem turno ininterrupto e turno fixo na Basf foram canceladas porque a empresa não respeitou o acordo assinado com o Sindicato dos Químicos.

Tivemos trabalhadores que ficaram na fábrica até 16 horas, o que configurou total desrespeito ao acordo assinado e à lei. Tudo isso por má gestão dos responsáveis.

O Sindicato teve uma reunião no dia 20 de agosto, com o RH e o Jurídico da Basf, e deixou claro os motivos do cancelamento. Ambos os setores da empresa reconheceram as irregularidades praticadas.

O Sindicato deixou claro que a nova assembleia só irá ocorrer depois que definirmos, na redação do acordo, uma multa para que descumprimentos como esse não voltem a ocorrer, independente da justificativa dada pela empresa, em função de um “imprevisto”.

Não podemos prever que tipo de imprevisto vai ocorrer, mas podemos definir uma multa pelo “imprevisto ocorrido”, principalmente por má gestão.

Essa multa será revertida em benefício dos trabalhadores envolvidos nas irregularidades.

Existe a previsão para que possamos fazer nova assembleia em setembro, desde que tenhamos a multa regularizada na redação do novo acordo.

Infelizmente, fatos como esse não são novidade para o Sindicato dos Químicos.