Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!

Após votação sigilosa e segura, Trabalhadores definem PPR na Basf

Quiminforma

4/7/20251 min read

O Sindicato dos Químicos vem há mais de um mês discutindo com a Basf sobre o PPR (Programa de Participação nos Resultados).

Nos dias 27 e 28 de março, o Sindicato realizou a consulta aos trabalhadores da fábrica de Guaratinguetá, de forma secreta, se deveríamos ou não assinar o empréstimo do PPR com desconto.

Do total de 836 aptos a votar, 570 comparecem à consulta. Desse total, 299 optaram por assinar com desconto e 266 escolheram sem desconto, e houve ainda cinco votos nulos.

O Sindicato respeita a decisão dos trabalhadores e vai assinar o acordo com a Basf conforme o resultado da consulta.

Tem uma frase do ex-presidente americano Barack Obama que diz: “Sim, nós podemos”. Isso mostra para todos nós que devemos refletir que, após 25 anos engolindo os valores que a Basf colocava na mesa, sendo que isso já poderia ter sido feito de forma diferente, em condições melhores aos trabalhadores, nós rompemos com esse ciclo.

A diferença pequena mostra que podemos ir além do que nós somos, enfrentando prática antissindical, de assédio moral e terrorismo psicológico durante o processo de votação.

De agora em diante, a Basf vai pensar duas vezes antes de subestimar seus trabalhadores. Como diz a frase de Obama, nós demos o primeiro passo de muitos para avançarmos naquilo que merecemos.

Enquanto os sites de Jacareí e Bahia assinaram o acordo menor do que o nosso, eles serão beneficiados pelo que nós fizemos, pois a Basf deixou claro que vai estender a esses dois sites aquilo que conseguimos em Guaratinguetá.

A hipocrisia da Basf em lidar com esse tema ficou evidente. A sociedade e os meios de comunicação conhecem a Basf do portão para fora, mas não a realidade dentro da fábrica. O Sindicato vai se preparar ainda mais para mostrar que podemos ir além do que fomos.