Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!

Alimentos ultraprocessados com agrotóxicos? Saiba mais sobre o problema

Fonte: Revista Vida e Saúde

6/2/20251 min read

Sabemos que as frutas e hortaliças contêm agrotóxicos, mas os alimentos ultraprocessados (ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos) também podem conter pesticidas.

É o que revela estudo do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), chamado de “Tem veneno nesse pacote”. A pesquisa mostra que 14 dos 24 produtos analisados na categoria dos ultraprocessados derivados da carne e leite contêm resíduos de agrotóxicos. Os venenos são tão potentes que continuam ali mesmo depois dos processos de produção industrial.

Os seis tipos que tiveram essas substâncias identificadas são: empanados de frango (nugget), requeijão, linguiça suína, mortadela, salsicha e hambúrguer de carne bovina.

Foi feita uma análise de laboratório capaz de identificar até 653 resíduos de agrotóxicos. Os campeões em tipos de agrotóxicos foram os empanados de frango e o requeijão. Todas as categorias de alimentos cárneos também tinham esses vestígios.

Como diminuir o agrotóxico?

Os agrotóxicos são produtos químicos usados na produção agrícola, manutenção de pastagens e proteção de florestas plantadas. Nos ultraprocessados, a única forma de evitar é não comendo esse tipo de alimento.

Nas frutas e hortaliças, para retirar os agrotóxicos, é preciso deixá-las de molho em água misturada à água sanitária, o que ajuda a eliminar as bactérias, mas não necessariamente a eliminar todo tipo de produto químico.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) afirma que os agrotóxicos causam 70 mil intoxicações agudas e crônicas por ano e que evoluem para óbito. Outros mais de sete milhões de casos de doenças agudas e crônicas não fatais também são registrados.

A alternativa é diminuir ao máximo o consumo de ultraprocessados e optar por consumir alimentos orgânicos, que não usam agrotóxicos, fertilizantes químicos ou transgênicos. A desvantagem é o preço mais alto, mas a vantagem é cuidar da sua saúde.