Se você já pensou em ser associado ao sindicato dos químicos, então você sabe o poder da sua categoria e ainda tem vantagens únicas!

1º de Maio: Brasil retoma geração de emprego, mas a luta continua!

Sindicato dos Químicos

4/30/20252 min read

O Brasil retomou o caminho da geração do emprego, de aumento da renda e de dias melhores para os milhões de assalariados do país, após seis anos de governos que reduziram o direito dos trabalhadores. O país avançou, mas precisamos melhorar ainda mais a vida dos brasileiros.

O dia 1º de Maio de 2025 serve para refletimos sobre a importância de lutarmos “Por um Brasil mais justo”, lema de milhões de trabalhadores e das centrais sindicais e sindicatos engajados nessa luta.

A meta é lutar por emprego decente, menos juros, aposentadoria digna, isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000, valorização do serviço público e salário igual para trabalho igual, bandeiras históricas do movimento sindical.

Com a extrema direita mobilizada no país, a defesa da democracia também é uma pauta permanente do movimento sindical.

“O tema democracia será muito valorizado no 1° de Maio, principalmente porque ela ainda está em risco”, disse Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. “A unidade das centrais foi fundamental para o país derrotar o fascismo nas últimas eleições, elegendo um governo progressista”.

Há importantes avanços a serem destacados, como a geração de emprego. Em 2024, o Brasil criou 1,69 milhão de empregos com a carteira assinada, um aumento de 16,5% em relação ao ano anterior. O saldo positivo foi registrado em todas as 27 unidades federativas.

O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu acima das expectativas até do mercado, com 3,4% e superou a previsão de economistas. O país sair do mapa da fome com a retomada de programas sociais.

No entanto, temos ainda muito a avançar, como a redução da pobreza, melhor distribuição de riqueza, combate ao racismo e ao preconceito, diminuição da violência, especialmente nas periferias do país.

O brasileiro deve querer muito mais, para que empregos de qualidade sejam criados e os trabalhadores e trabalhadoras tenham cada vez mais a chance de ganhar melhor, com melhores condições de trabalho e com seus direitos respeitados e novas conquistas.

Mas sempre com democracia. Apostar em governos extremistas nunca deu certo na história da humanidade, apenas terminou em povos mais pobres e violência, como guerras.

Neste 1º de Maio, o Sindicato dos Químicos homenageia os milhões que fazem o Brasil caminhar para frente, com seu suor e dedicação. Saudamos especialmente os trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria e da nossa base, os nossos associados que tanto lutam ao lado do Sindicato para melhorar as condições de trabalho, garantir direitos e conquistar benefícios.

Continuaremos nessa luta e contamos com novos associados para fortalecê-la sempre mais, agora com a esperança renovada de que dias melhores virão. Vamos à luta.

Solidariedade nos Fortalece!